top of page

5 Maneiras de fazer um bom uso do seu 13º salário

Até 30 de Novembro, deve ser paga a primeira parcela do 13º salário da maior parte dos trabalhadores. Por mais que você já deva ter planos para esse dinheiro, trazemos aqui 5 maneiras inteligentes de usar essa grana extra.

carteira de trabalho com notas de dinheiro ao fundo

O que é o 13º terceiro?

De forma geral, todo mundo sabe que o décimo terceiro é uma quantia paga para trabalhadores de carteira assinada, pensionistas e servidores públicos. Também conhecida como “gratificação natalina”, esse valor pode ser pago entre 1º de Fevereiro e 30 de Novembro. Porém, o que poucos sabem é porque e desde quando esse valor é pago. Na verdade, foi o então presidente João Goulart quem instituiu a Gratificação Natalina em 1962. Posteriormente, ficou regulamentado que 20 de dezembro é a data limite para pagamento total do bônus.


Como calcular o décimo terceiro?

O cálculo é simples, basta pegar a remuneração integral e dividir por 12, em seguida multiplicar o resultado pelo número de meses trabalhados. Este é o valor proporcional do décimo terceiro. A partir do primeiro ano de trabalho, é pago o salário todo e por isso é chamado de 13º salário, já que o ano possui 12 meses. Além disso, valores como horas extras, adicional noturno, de insalubridade e de periculosidade, bem como comissões, também entram no cálculo. Ou seja, ao fazer a soma do valor integral, é preciso acrescentar esses adicionais. Também vale lembrar que a primeira parcela é a metade do salário (ou do valor proporcional) e a segunda sofre os descontos do INSS e imposto de renda, se for o caso.


O que fazer com o dinheiro extra?

Agora que você sabe como esse dinheiro chega até você, precisamos falar sobre o que fazer com ele. Certamente, vários planos são criados para gastar a gratificação, mas existem maneiras estratégicas de fazer um bom uso do décimo terceiro. Pensando nisso, montamos um ranking com algumas delas para te ajudar a se planejar:


5º lugar: Adiante os presentes de Natal

Nós já trouxemos em outro post um comparativo entre comprar à vista ou a prazo e as vantagens do pagamento no ato da compra. Nesse sentido, usar o décimo terceiro para as compras de fim de ano pode significar uma boa economia por conta dos descontos. Além disso, evita a criação de novas dívidas e parcelamentos que vão comprometer seu orçamento nos próximos meses.


4º lugar: Realize alguns planos pessoais

Sabe aquele curso de idiomas ou de especialização que você estava planejando há tempos? O 13º pode ser usado para custear ou ao menos dar entrada em um desses projetos. Sem dúvidas, investir em conhecimento é uma maneira inteligente de usar a grana extra que chega no fim do ano.


3º lugar: Faça uma reserva de emergência

Por mais tentador que seja sair gastando todo o décimo terceiro, o ideal é que seja guardado para imprevistos. De toda forma, manter uma reserva de emergência é necessária a todas as pessoas e não é tão fácil de construir mês a mês. Portanto, poupar a gratificação natalina é uma decisão inteligente a se tomar e não ser pego desprevenido.


2º lugar: Pague contas de início de ano

Anualmente, em janeiro e fevereiro, vencem as contas como IPTU, IPVA, matrícula escolar e outros compromissos financeiros. Essas contas sazonais podem ser pagas com o décimo terceiro. Fique atento aos prazos, já que tais contas costumam ter desconto se pagas antecipadas e à vista.


1º lugar: Use o décimo terceiro para quitar dívidas

Por falar em pagamento de contas, o décimo terceiro salário também pode ser usado para quitar dívidas. Independente de estarem em dia ou em atraso, com a gratificação é possível trazer alívio ao orçamento. Lembrando que, ao negociar a dívida, você conta com a ajuda da Solução Financeira para conseguir desconto ao quitar. Por fim, a nossa maior recomendação é que o valor recebido seja utilizado de forma consciente e que gere alguma economia. Fique atento ao blog para receber mais conteúdos como esse e aprender a cuidar melhor do seu dinheiro. Até a próxima!



Atualizado em 30/11/2023.

Comments


bottom of page